quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dia dos Pais, dia de cuidar da saúde

 

 
Os homens estão cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar e isso é fundamental para quem tem uma vida diária corrida, que enfrenta o estresse cotidiano. Mesmo com toda a preocupação, o sedentarismo também cresce entre eles em um ritmo impressionante, onde a maior parte das atividades é feitas em frente ao computador.

Para promover uma vida mais saudável, o fisioterapeuta Rafael Bitterman, da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, destaca a importância dos exercícios físicos na rotina dos homens, para prevenir inúmeras doenças.
Independente da intenção com a prática - seja ficar mais bonito, mais magro, manter o peso ou ficar mais alongado -, o importante é começar o quanto antes e tornar as atividades físicas em um hábito diário.

Traçar um objetivo a ser conquistado com os exercícios pode ser um bom incentivo para realizá-lo diariamente. Por isso, Bitterman dá algumas dicas, para os diferentes perfis:

Para ganhar músculos:

Neste quesito, os homens possuem mais vantagens do que as mulheres. Elas possuem menos massa muscular, o que lhes proporciona uma força 2/3 menor que a deles.

Segundo ele, para conseguir mais massa muscular e ganhar força, “é aconselhável programar exercícios de musculação para todos os grupos musculares do corpo”, afirma. “Inicialmente, os aparelhos devem ser regulados na carga mínima e recomendam-se três séries de quinze a vinte repetições para cada exercício”. Neste nível ocorrerá a tonificação.

“Tonificados, os músculos estão prontos para serem mais exigidos”, explica. “À medida que a carga dos aparelhos é aumentada, de acordo com a orientação do professor, o número de repetição das series deve ser reduzido para doze ou quinze. Isso ajuda o músculo a se desenvolver”, afirma.

Na terceira fase, para ganhar massa muscular, recomenda-se aumentar a carga, sempre com supervisão do instrutor e aumentar o número de séries para quatro, reduzindo as repetições para dez ou doze.

Não esqueça: a atividade aeróbica, como esteira e bicicleta, não pode ser abandonada e deve consumir pelo menos meia hora por dia de exercício.

Para emagrecer:
 


O recomendável para quem quer queimar gordura é realizar exercícios aeróbicos, como: caminhar, correr, pedalar ou fazer alguma ginástica aeróbica em grupo.

São necessárias no mínimo três e no máximo seis sessões semanais, de uma hora cada, segundo Bitterman. “Os batimentos cardíacos devem ser mantidos entre 60% e 85% da frequência máxima recomendada para a pessoa”, afirma. 

“Por isso é importante que essas atividades sejam acompanhadas de um instrutor preparado”, explica.

A corrida, uma das atividades físicas que mais queimam calorias, é um exercício de alto impacto sobre as articulações, principalmente os joelhos. Portanto, é aconselhável começar com uma boa caminhada, fazendo um trabalho de fortalecimento da musculatura das pernas. Isso ajuda a prevenir as lesões.

Para se alongar:

Cuidado: nem todo mundo tem a mesma flexibilidade. Isso depende de fatores musculares, articulares, tendinosos, da gordura, da pele e da genética de cada indivíduo.  Portanto, não exija mais do que o seu corpo pode fazer!

Segundo o fisioterapeuta, a flexibilidade também está associada ao sexo, à idade, à lateralidade corporal, à hora do dia e ao aquecimento do corpo. “Quem pratica qualquer atividade física comprova que, depois de um aquecimento, as articulações ficam mais flexíveis por causa do aumento da oferta de sangue e do líquido sinovial, que atua como um lubrificante”, afirma.

“Podemos e devemos nos alongar de manhã e no final do dia, para aliviar as tensões acumuladas”, afirma. “Também é importante fazê-lo depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo e, principalmente, antes e depois de atividades físicas”, diz. 

Para melhorar a postura:



Primeiramente é preciso identificar, com um ortopedista ou fisioterapeuta, qual é o seu problema de coluna: escoliose, cifose, lordose ou alguma lesão, como lombalgia, cervicalgia e hérnia de disco.

Existem diversas atividades físicas voltadas para o tratamento e correção postural. As mais recomendadas são as que não trazem impacto a coluna, como por exemplo: pilates, RPG, bicicleta ergométrica, alongamentos e caminhadas leves.

Fonte: ParanaShop

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.